domingo, 21 de março de 2010

EU NAO SUPORTO MAIS!!!!

Por mais impressionante que isso possa parecer, ouvi essa frase repetidas vezes nesses ultimos dias. A primeira vez foi na fila do cinema no  Shopping, ía assistir Avatar (que por sinal, belíssimo filme). A frase foi pronunciada por um senhor de aproximadamente 50 anos de idade em conversa com um amigo. A segunda vez foi  ouvindo uma pessoa em meu trabalho. Foi dita por um jovem de aproximadamente 25 anos. Não sei do que falavam, pois, só me liguei quando ouvi a frase de novo. A terceira vez foi num restaurante onde almocava com minha esposa e filhos, onde estávamos. Foi dita por uma senhora idosa, aparentando ter entre 70 e 80 anos, que estava na mesa ao lado. A última vez foi no shopping. Fora dita por um adolescente, aproximadamente 17 anos, este parecia brigar com a namorada. O interessante é que a frase, similar na boca de pessoas tão distintas, me saltou ao ouvido:EU NÃO SUPORTO MAIS!!.
Algumas coisas me chamaram a atenção para a dita frase na boca dessas pessoas, a primeira foi a veemência com a qual ela fora pronunciada, sim, porque havia nos lábios que a pronunciaram, mais do que o som das reveladoras palavras, havia, também, um sentimento de esgotamento claramente evidenciado. A segunda coisa que me chamou a atenção foi a diversidade nas idades dos pronunciantes: 50, 25, 80 e 17 anos, todas aproximadas. Percebam que tais números fazem alusão a todas as faixas etárias: adolescente, jovem, adulto e idoso, ficando de fora, apenas, a infância. A terceira coisa que me chamou a atenção foram os lugares onde foram pronunciadas, todos eles lugares de lazer, descanso e turismo, isto é, longe do estresse do dia a dia.
Em função do exposto faço duas considerações:
1)Todo ser humano tem limite. A frase que dá título a esse editorial revela isso: “Eu não suporto mais” é uma declaração de que o limite chegou ou de que se chegou ao limite. Penso que tal estado deve ser respeitado e considerado quando nele estamos pois passar dos limites é entrar num campo sobre o qual não temos domínio. Entrar nesse campo pode ser uma viagem sem volta independente da fase da vida em que estivermos (adolescência, Juventude, fase adulta ou terceira idade)
2)Quando estiver no limite, admita. Não esconda isso, não menospreze isso.
A não admissão é a comprovação cabal da falta de conhecimento de si mesmo. Pessoas quebram (física, psíquica e espiritualmente) por não conhecerem-se bem. Desconhecendo-se a si mesmos vão além do suportável, fazem mais do que o necessário, desejam mais do que é preciso e….quebram, muitas vezes sem que haja cura e ficam pelo caminho. Não brinque com o cansaço, lembre que ele é um ladrão de possibilidades. Lembremos que até Jesus reconhecia seus limites. Ficou em silêncio enquanto pôde e quando não pôde mais “Bradou em alta voz.”
Quanto à mim, as veses fico tb em meu limite. mais pronto para servir ao meu Senhor e à sua igreja.
Que venha 2010 com todos os seus desafios pois estamos Naquele que Renova a força ao cansado. Que Ele nos abençoe.
Deus te abencoe,
Pr.James Marklew

Nenhum comentário: