quarta-feira, 3 de março de 2010

Aprendendo algumas coisas....


ESTOU APRENDENDO que o ato de amar não pode ser confundido com auto- aniquilação, a fim de satisfazer carências alheias conseqüentes de necessidades emocionais e problemas mal resolvidos de gente que não decide crescer,que meu passado pode ter enorme influência sobre minha história - conduta e decisões - mas que uma vez conscientizado disso, posso assumir as rédeas de minha vida, decidindo meus valores e rumos que devo tomar, que meus heróis, são gente de carne e osso, vulneráveis, cheios de defeitos e erros – exatamente como eu – mas que decidiram avançar contrariando as fraquezas e dúvidas do próprio coração, obtendo êxito sem máscaras e sem “efeitos especiais, que não posso esperar colher o mesmo que outra pessoa (que muito plantou) colheu, se meus esforços são débeis, meus compromissos são rasos, minha dedicação é pequena e minha determinação fraca, que não devo esperar consenso ou aprovação das pessoas a meu respeito, porque nunca terei ou serei uma unanimidade e sempre haverá gente que me antipatizará gratuitamente e que - a despeito dos meus esforços - jamais mudarão a forma de pensar sobre mim.
ESTOU APRENDENDO que por mais que deseje proteger meus filhos e as demais pessoas que amo, jamais poderei livrá-los daquela “quota” de sofrimentos e pesares que todos os mortais devem suportar – e caso conseguisse isso, estaria lhes fazendo mais mal que bem, pois estaria a destruir o crescimento, maturidade e aperfeiçoamento que nos vem por meio das adversidades, que por mais solidário que alguém seja para com outro, “ da pele para baixo” cada um conhece sua própria dor, e jamais compreenderemos plenamente o que machuca o outro: preciso respeitar as dores alheias! Que a cada dia que passa, sou mais incapaz de assentar-me como juiz e arbitrar questões que só dizem respeito à consciência do outro, e cada um deve decidir seu caminho de acordo com seus valores e experiência de vida, que meu romantismo de ver a vida deve ser equilibrado com a realidade mais selvagem e crua, porque alguns inimigos não compartilham do meu Idealismo humanitário, as vezes da minha inocência e tirarão proveito de minha boa vontade para destruir meus sonhos e projetos.
ESTOU APRENDENDO que por maiores que sejam meus esforços, as coisas continuarão a funcionar sem a minha intervenção – devo suprimir todo impulso megalomaníaco – fazer a minha parte, sem assumir o papel de “Messias” que não é o meu! Que não posso parar de aprender, porque como humanos – fragmentados, parciais e relativos que somos – convém desinflamar o “ego” ao falar de dogmas, verdades pétreas, conceitos acabados e sistemas fechados. Estou em permanente aprendizado, e como aprendiz na vida, preciso estar sempre aberto para o desafio do novo, do inacabado, do porvir.
Pr.James Jr


Nenhum comentário: